Grupo Rosa Cigana

Rosa significa Amor para os Ciganos

Rosa significa Amor para os Ciganos

O Grupo de Dança Rosa Cigana está divulgando a dança e a cultura cigana há mais de vinte anos.Seguidora da Cultura Kalderash, foi fundado por Lucia Sarau, mulher de sangue e alma cigana. Sozinha, iniciou suas apresentações em casas de shows e festas há mais de vinte e quatro anos. Ao sentir  que sua dança  atingia um grande número de fãs e admiradores da cultura e dança cigana em seus shows, criou o Grupo Rosa Cigana, que hoje é composto por homens e mulheres: Amanda Mattar, Lucia Sarau, Claudia Santos, Wagner Pereira, Marcelo Germano,  Aparecida, Lourdes, Sarita,Eliana, Emanuel e  Sara.

 Os integrantes do grupo têm idades e classes sociais  variadas , muitos nem possuem parentesco com povos de origem cigana, são simplesmente amantes da cultura e da dança.

Seu trabalho é divulgado em shows, apresentações em eventos e na Academia de Dança Rosa Cigana, no bairro da Penha, através de amigos, alunos e visitantes. Há também o site do Grupo Rosa Cigana que conta um pouco de seu trabalho www.gruporosacigana.com.br, além das matérias semanais sobre esoterismo, por Lúcia Sarau ao Jornal do Bairro Gazeta Penhense, www.gazetapenhense.com.br.

 O ideal do Grupo Rosa Cigana é  a alegria, a liberdade e a emoção através da música e da dança. As músicas escolhidas para seus shows e eventos são variadas, desde as mais agitadas as mais tranquilas, além de músicas que já fizeram parte de trilha sonora de novelas. Suas apresentações são  em shows, aniversários e comemorações. Suas vestimentas são sempre coloridas, abusam do vermelho e capricham nos acessórios como cinto de moedas, pulseiras, anéis e brincos.

 Lúcia Sarau, fundadora do grupo ministra aulas de dança na sua academia no bairro da Penha, Zona Leste de São Paulo; Seu público é de diversas idades e culturas, durante as aulas as alunas se libertam do estresse do dia a dia, dançam sem  coreografias, já que a dança cigana é uma dança de alma, porém com algumas regras tradicionais da cultura cigana. No decorrer das aulas suas alunas tem a liberdade de escolher as músicas e o que vai ser apresentado. Alunas vaidosas se aprontam na própria academia, maquiadas e vestidas a caráter iniciam a dança. As músicas são acompanhadas de instrumentos que, para o grupo, possuem significados importantes: como por exemplo, o pandeiro, que é o mensageiro da alegria e esperança, anuncia uma nova vida; e também as castanholas que trazem limpeza, seriedade e vibração. Lúcia também é pintora de telas, aprendeu com seu pai Cezar Sarau que era cigano, suas obras podem ser observadas na academia onde estão expostas.

 Liberdade de expressão é o que os ciganos e o Grupo Rosa Cigana priorizam. Liberdade de se sentirem livres de preconceitos, de assumir o que sentem, de poder criar movimentos para dança, de serem flexíveis e compreendidos.

Publicado on 29 de abril de 2009 at 20:28  Deixe um comentário  

The URI to TrackBack this entry is: https://rosacigana.wordpress.com/grupo-rosa-cigana/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe um comentário